
O criador da famosa série Mobile Suit Gundam, Yoshiuki Tomino resolveu utilizar o discurso dela na CEDEC 2009 (CESA Developers Conference) para opinar sobre os games. O evento é voltado para a indústria e seus desenvolvedores. Tomino resolveu dar literalmente um sermão nos desenvolvedores.
Ele diz: "Eu acho que videogames são maus". "[Jogar games] não é o tipo de atividade que nos dá qualquer tipo de auxílio a nossas vidas diárias, e todos estes consoles só estão gastando eletricidade! Vamos dizer que existem três bilhões de pessoas neste mundo gastando o tempo delas, trazendo nenhuma produtividade ao todo. Adicione mais 10 bilhões de pessoas, e o que aconteceria com o nosso planeta? Video games estão ajudando a morte do nosso planeta!”
De certa forma, é irônico ver um criador de animes falar assim, mas ele ainda não acabou:
“A indústria dos videogames agora tem 30 anos. É a hora certa para a estrutura de negócios das empresas e outros elementos ficarem sólidos. Mas, ao mesmo tempo, é também um ponto onde existe incerteza no futuro. Para poder superar esta incerteza, é importante termos criadores com experiência como eu, para contar as suas experiências.”
“Você tem que encontrar o meio-termo: De que os games não são ruins, mas também não são necessariamente bons, mas algo que possa ser considerado um passa-tempo. O que faria as pessoas gostarem de um game? Como fazê-las sentir que aquilo não só uma perda de tempo?”
“Se achar essas respostas fosse fácil, então algo melhor já teria saído. Tem algo melhor que Tetris, desde que este foi lançado? Quantos anos já se passaram? Isso é o que eu quero lhes dizer: Eu quero que vocês criem um game que não afete negativamente nosso dia-a-dia e seja algo considerado mais produtivo.”
Será que alguém consegue atingir as exigências dele? Tomino tem 70 anos já, e foi o criador do Gundam original. A série começou em 1979 e continua viva até hoje. Inclusive nos games